Biografia


Sandy Leah Lima, artísticamente conhecida como “Sandy, é considerada uma das melhores cantoras de sua geração. Com apenas 28 anos de idade transformou-se em fenômeno no mercado fonográfico ao longo de duas décadas de uma sólida e bem pavimentada carreira. Lançou 16 álbuns, 6 DVDs e vendeu mais de 17 milhões de cópias em parceria com o irmão Junior Lima, com quem formou dupla até dezembro de 2007.

Foi a primeira artista brasileira a tocar no Maracanã em turnê própria, apresentou-se no Rock’n Rio, reuniu público recorde de 1,2 milhão em João Pessoa (PB), viajou com nove mega-turnês pelo Brasil e exterior.

Teve seriado “Sandy e Junior” na Globo por cinco anos e recordes de audiência no horário, foi protagonista da novela “Estrela Guia” e do filme “Acquária”. Apadrinhou dezenas de projetos beneficentes e estrelou centenas de campanhas publicitárias. Já cantou com grandes nomes da música nacional e internacional como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Djavan, Lulu Santos, Andrea Boccelli, Laura Pausine, Enrique Iglesias entre outros. 



Em 12 de setembro de 2008, em uma cerimônia com pouquíssimos convidados realizada em Campinas, Sandy se casou com Lucas Lima, vocalista e violista clássico do grupo Família Lima. Em 2008, Sandy se formou em Letras (português e inglês) na PUC. Em maio de 2009, Sandy chega as paradas de sucesso do Canadá com o single "Scandal" projeto feito juntamente com "Crossover" banda de seu cunhado, Amon Lima, e chegou a atingir o 13° lugar nas paradas, ultrapassando Christina Aguilera e Katy Perry. No dia 26 de maio de 2009, Sandy cantou ‘As Canções Que Você Fez Pra Mim’, no show especial ‘Elas Cantam Roberto’ na qual participou do CD e DVD em homenagem ao cantor.

Após dois anos fora de cena, Sandy se dedicou em cuidadosamente e sem nenhum tipo de pressa, de seu novo projeto. Em 2010, Sandy volta em carreira solo com o lançamento do álbum “Manuscrito”.  A primeira música escolhida para a “volta” da cantora foi “Pés Cansados”, uma das treze faixas autorais e inéditas. Este primeiro álbum reflete a atual fase da cantora. Ele é mais intimista, predominantemente acústico e suave. Em sua edição Deluxe, o projeto acompanha o documentário intitulado como “Tempo”, dirigido por Fernando Grostein Andrade.


Sandy estreou sua turnê solo dia 19 de novembro de 2010, em Curitiba. Com uma mini-turnê com 5 shows marcados até dezembro (do mesmo ano) a cantora lotou casas de shows, com fãs reunidos de todo o Brasil para ver seu retorno aos palcos. No show do dia 12, no Rio de Janeiro, o presidente da gravadora Universal Music, José Eboli, surpreendeu Sandy no palco com a entrega do seu primeiro Disco de Platina em carreira solo, pela venda de mais de 80 mil cópias do CD Manuscrito. 

Para o segundo single, Sandy escolheu a faixa “Quem Eu Sou”, trilha sonora da personagem “Taísa” da novela Ti-Ti-Ti. Em novembro, a cantora foi com sua equipe até Belo Horizonte para gravar o videoclipe, na produtora Brokolis. Conrado Almada que já trabalhou com Skank, Jota Quest, Erasmo Carlos, entre outros – foi o escolhido para dirigir o clipe.

Em 2011 Sandy retorna no primeiro semestre para dar continuidade a Turnê Manuscrito, e pretende passar por todas capitais Brasileiras.

Fonte: Sandy Oficial/Sempre Sandy